03, 4 e 5 de Junho: Mercado Oitocentista de Arruda dos Vinhos

0

“O imaginário popular – quotidiano de um Vale Encantado” é o tema da 3.ª edição deste evento de recriação histórica que recua à época da famosa Bruxa d’Arruda.
Nos dias 3, 4 e 5 de junho Arruda dos Vinhos recebe a 3.ª edição do Mercado Oitocentista, um evento de recriação histórica com mostra de costumes, artes, ofícios, gastronomia e com venda de produtos, recriando um mercado de rua da região saloia do séc. XIX.

Inspirado no património imaterial e imaginário popular do concelho, o Mercado Oitocentista será palco da apresentação do Guia Prático da Bruxa d’Arruda, um guia de rezas benzeduras, mezinhas, provérbios e outros espécimes da tradição oral do concelho. Esta publicação, promovida pelo Município de Arruda dos Vinhos, será apresentada na sexta-feira, 3 de junho e contará com uma animação teatral inspirada nas estórias da Bruxa d’Arruda.
Ainda no campo das tradições ancestrais decorrerá no sábado, 4 de junho, pelas 22h, um Grande Ritual Defumado de Purificação da Grei p’la Queimada Arrudense e Encharcada de Vinho, um espetáculo que rebusca as rezas e as mezinhas que fazem parte do património imaterial Arrudense. Este será um grande ritual de purificação que culminará com uma grande queimada, junto ao grande chafariz da vila, para afastar o mau-olhado e expulsar de vez os maus espíritos que assolam as vinhas, azedam os vinhos e, quem sabe, também os que corroem o país.
No domingo, 5 de junho, destaque para a iniciativa “Riscar e Pintar o Mercado”, um encontro de aguarelistas e desenhadores de rua que promete encher o mercado de arte.
Durante os três dias do evento decorrerão dezenas de animações espontâneas, teatro de rua, teatro de robertos, danças de época, animações musicais de época e exposições que trarão ao Mercado constante animação e prometem surpreender os visitantes. Este é um evento para toda a família que conta também com espaços pensados para os mais pequenos como um carrossel artesanal, teatro de marionetas e jogos tradicionais para as crianças.
O Mercado Oitocentista decorrerá nas ruas do centro histórico de Arruda dos Vinhos e conta com a presença de cerca de uma centena de comerciantes e artesãos, dezenas de figurantes, diversas tabernas típicas, e representantes de artes e ofícios – oficinas de carpintaria, ferreiro e tanoaria.
Programa completo em www.cm-arruda.pt
Entrada livre

GPS – 38.983272, -9.077598

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta