15 de Maio: Caminhada em Alcáçovas (Alentejo)

0

Ficha Técnica deste evento:

15MAI16- Domingo

Tipo: Caminhada Circular

Hora de Concentração: 09H15

Local: Jardim Publico de Alcáçovas

Hora de Inicio: 09H30

Distâncias:

Percurso A: Cerca de 08 Kms ( Ida e Regresso ao Convento).

Percurso B: Cerca de 15 Kms.

Grau de Dificuldade: Grau 1 (Algumas subidas e descidas em caminhos rurais pedregosos e (ou) lamacentos, mas sem dificuldade técnica).

Descrição do Evento:

Trata-se de uma romaria essencialmente religiosa e que assenta no convívio entre os participantes que passam o dia junto à ermida. Como é tradição, muitos sancristovenses e alcaçovenses partem em romaria a pé, de São Cristóvão e de Alcáçovas até ao referido Convento nas Alcáçovas.

A Associação dos Amigos das Alcáçovas e a Associação Terra Mãe, através do Projeto Alcáçovas Outdoor Trails vão organizar uma caminhada gratuita desde a vila até ao Convento, de forma a divulgar esta Romaria a visitantes e forasteiros, mas também, ao mesmo tempo, tentar envolver habitantes locais e suas famílias.

Assim, com partida do Jardim Público ás 09H30 de Domingo, dia 15 de Maio, esta caminhada com cerca de 4 kms, leva-nos através de caminhos rurais até ao Convento de Nª Sra de Esperança. Chegando lá, vamos assistir á Missa (facultativo) e á Procissão. Depois, quem quiser ficar na Romaria, está á vontade, (Percurso A), mas o resto do grupo vai fazer picnic no Parque de merendas de Vale de Tanques. Portanto, cada um traz o seu farnel. (Percurso B).

A seguir, vamos caminhar em caminhos rurais junto a Alcáçovas, apreciando uma paisagem lindíssima e florida. Por volta das 15H30, regressamos á vila para um pequeno passeio nas suas ruas…

Alcáçovas está situada a apenas 30 Kms de Montemor-o-Novo, Évora ou Alcácer do Sal e a 120 Kms de Lisboa.

Recomenda-se: Chapéu, Óculos de Sol, Protetor Solar, Roupa confortável, Botas de caminhada e o necessário suprimento de água na medida de cada um, muda de roupa e calçado para o fim.

Tenham em atenção as condições atmosféricas á data da atividade, tendo especial cuidado com o Sol e Calor.

Nota: A atividade é gratuita e não tem seguro. Cada um caminha por sua conta e risco…

João Mendes /Nuno Grave

Projeto Alcáçovas Outdoor Trails/Associação dos Amigos das Alcáçovas

963338071

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta