Fátima como novo Posto de Turismo

0

Turismo Centro de Portugal e Câmara Municipal de Ourém inauguram posto de turismo de Fátima que contou com a presença da Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho.

Foi inaugurado, no dia 6 de Maio, o Posto de Turismo de Fátima, na Av. D. José Alves Correia da Silva, com a presença de Pedro Machado, Presidente da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal, Paulo Fonseca, Presidente da Câmara Municipal de Ourém, e Ana Mendes Godinho, Secretária de Estado do Turismo. O Pe. Carlos Cabecinhas, Reitor do Santuário de Fátima, procedeu à bênção do espaço.

O edifício implanta-se no local onde se situava o antigo posto de turismo, demolido em consequência das obras de requalificação de Fátima. Tal como estas obras vieram melhorar substancialmente as infraestruturas de acolhimento aos peregrinos, também o novo Posto de Turismo de Fátima se apresenta agora como um espaço visual e arquitetonicamente adequado para receber os visitantes à Cova da Iria.

Se o turismo religioso constitui uma importante motivação de visita a Portugal, nomeadamente à cidade-santuário de Fátima que atrai anualmente um volume crescente de turistas oriundos de países cada vez mais distantes (Coreia do Sul, Filipinas, Indonésia, Japão, Malásia, Sri Lanka, etc…), a esperada vinda de Sua Santidade o Papa Francisco ao Santuário, nos próximos dias 12 e 13 de maio de 2017, implicará a presença de muitos milhares de pessoas naquele local de culto mariano. Este acontecimento a ocorrer por ocasião do Centenário das Aparições, vem fortalecer e reforçar a visibilidade de Fátima enquanto local de carácter internacional.

É, pois, legítimo afirmar que o segmento religioso detém um papel fundamental no desenvolvimento económico do concelho de Ourém e de toda a Região Centro de Portugal, estimando-se um volume turístico anual de cerca de 6 milhões de visitantes. É também importante destacar que Fátima dispõe de um moderno parque hoteleiro com 6548 camas distribuídas por 56 empreendimentos turísticos, sendo que foram contabilizadas em 2014, 647.000 dormidas, valor que representa 14% das dormidas na região Centro.

Pedro Machado, Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal e Ana Mendes Godinho, Secretária de Estado do Turismo.

Características | Posto de Turismo de Fátima

Obra da responsabilidade da empresa Nuno Roque, Unipessoal, Lda.

O edifício desenvolve-se num só piso e o acesso principal é feito pela fachada com frente para a avenida, através de um pequeno átrio exterior situado numa zona central. O espaço interior é aberto, podendo dividir-se em várias áreas sem separação física, repartidas pela receção, a sala de espera, a área para promoção e venda de produtos regionais ou outros usos. Através de uma galeria é possível aceder à instalação sanitária e a uma arrecadação.

Embora o espaço interior seja bastante envidraçado, a orientação solar e a pala de proteção deixam prever que não exista excesso de insolação.

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta