Intervenção na Capela da Vista Alegre, em Ílhavo

0

A intervenção levada a efeito pela Direção Regional de Cultura do Centro (DRCC) na Capela da Vista Alegre, em Ílhavo, recentemente concluída, totalizou o investimento de 633 mil euros.

A Capela, classificada como Monumento Nacional* em 1910, apresentava anomalias graves na estrutura do edifício, exigindo uma intervenção nas fundações, paredes e abóbodas, entre outros elementos. Deste modo, os trabalhos englobaram a reabilitação estrutural da Capela, o arranjo do espaço exterior, o restauro do património artístico e a eletrificação do edificado valorizando o património artístico integrado, nomeadamente os tetos com pinturas murais, altar-mor e altares laterais. O restauro abarcou os materiais pétreos (no exterior e interior), a estrutura, mobiliário e talha dourada; as esculturas de vulto; a azulejaria e as pinturas murais.

As obras decorreram de outubro 2014 a dezembro 2015 com acompanhamento e monitorização da equipa técnica da DRCC.

A inauguração da Capela da Vista Alegre está agendada para a próxima quinta-feira, dia 26 de maio, pelas 21h30, e conta com a presença da Senhora Diretora Regional de Cultura do Centro, Celeste Amaro.

*A classificação da Capela da Vista Alegre como Monumento Nacional compreende o túmulo de D. Manuel de Moura Manuel, Bispo de Miranda.

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta