Tem lugar na Fortaleza de Sagres, dia 03 de setembro, pelas 16h, a inauguração da exposição coletiva de artes plásticas “Peregrinação. A partir dos painéis de São Vicente”.

O projeto, uma organização e produção da Tertúlia Associação Sócio-Cultural de Aljezur, integra intervenções dos artistas plásticos Ana Celorico Machado, Christoph Rumpf, Bettina Semmer, Joana Villaverde, Pedro Leitão e textos de Jacinto Palma Dias.

Convocando a força dos Painéis de S. Vicente atribuídos a Nuno Gonçalves, obra ícone da cultura portuguesa ligada à época e à história da expansão portuguesa, e do Cabo de S.Vicente, ponto último da peregrinação e de culto deste santo, a intervenção coletiva em espaços vários da Fortaleza de Sagres encerra em si o desejo dos artistas, de que o atual espaço monumental retome o seu papel de local de peregrinação e que ao longo dum período de tempo uma sucessão de intervenções plásticas deixe a sua marca, como as camadas duma história que se faz, as marcas deixadas num local pelos passantes.

As intervenções, partem de uma interação com o próprio monumento, remetem para a ideia de descoberta, de estratificação do processo histórico, cruzando a deslocação no espaço e a viagem no tempo, na procura e no encontro com os outros, numa reinterpretação que pretende fazer a ponte com a actualidade.

A inauguração contará ainda com a leitura de textos de Jacinto Palma Dias, apontamentos musicais e uma performance culinária com o Chefe José Pinheiro.

A exposição estará patente até dia 24 de setembro e decorre no âmbito do programa da Direção Regional de Cultura do Algarve – DiVaM 2016 – O Espírito do Lugar, em parceria com agentes culturais da região.

Contatos:

Direção Regional de Cultura do Algarve

E-mail: geral@cultalg.pt

Telef. 289 896 070

Fortaleza de Sagres

E-mail: fortaleza.sagres@cultalg.pt

Complete a informação ou comente!

*