11 de Setembro: A tradição cerâmica em Santa Rita a partir de vestígios materiais e memórias orais

0

Continuam em Setembro os “Passos Contados”, passeios pedestres de interpretação da paisagem, com o percurso:

A tradição cerâmica em Santa Rita a partir de vestígios materiais e memórias orais

Com a equipa do CIIPC e habitantes locais

11 Setembro (Domingo)

Ponto de encontro: 9.30 em Santa Rita

Na pequena aldeia de Santa Rita desenvolveu-se uma tradição oleira com sucessivos herdeiros, até meados do século XX. Através das memórias orais de filhos, netos e habitantes da aldeia e de peças que ainda subsistem, foi possível reconstruir parte deste antigo saber-fazer.

Na Olaria Rosa que se manteve em funcionamento até aos anos 50-60, altura em que os plásticos e alumínios vieram concorrer com as loiças de barro, eram feitos alguidares para amassar o pão, potes para conservar as azeitonas, panelas para cozinhar no lume de chão, cântaros para transportar água e infusas para a manter fresca, utensílios essenciais no quotidiano das populações.

O barro de boa qualidade era extraído manualmente de barreiros nas proximidades. A qualidade e disponibilidade da argila foi também o motivo que propiciou a instalação, na década de 1930/40, de um telheiro para produção de telhas e tijolos, a nascente da aldeia, do qual restam as ruínas de um dos fornos. Persistem hoje, na tradição oral, antigas lendas de mouros e tesouros, que atestam a antiguidade da utilização das terras argilosas do Serro dos Barros para a produção de telhas e ladrilhos e conferem uma dimensão simbólica ao local.

No mesmo dia, durante o passeio, inauguraremos a Exposição “OLARIA EM SANTA RITA. Objectos, usos e memórias” que estará patente até 30 de Outubro, podendo ser visitada de segunda a sexta-feira entre as 9h00 – 13h00 e 14h00-17h00. Na exposição reúnem-se algumas peças produzidas na Olaria Rosa de Santa Rita, memórias dos seus usos e regista-se a tradição ainda viva na aldeia de aplicar gatos nas peças partidas.

Informações

Os percursos realizam-se aos Sábados e Domingos, entre Abril e Outubro.

Pontos de encontro em Santa Rita no CIIPC (antiga escola primária), ou em Vila Real de Santo António, consoante o percurso.

A organização reserva-se o direito de anular a realização de percursos caso se verifiquem condições climatéricas adversas.

Inscrições

Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela/CMVRSA

Antiga Escola Primária de Santa Rita

Tel. 281 952600 | ciipcacela@gmail.com | http://ciipcacela.wordpress.com

As participações são limitadas. Inscreva-se com antecedência, deixando o nome e contacto e remetendo a ficha de inscrição em anexo.

Valor de inscrição – 3€.

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta