A campainha de bicicleta inteligente

0

O prémio da ESA para novas ideias que podem rapidamente tornar-se em novas empresas rentáveis foi para a empresa ‘Blubel Tech’ da Inglaterra, pela sua campainha de bicicleta inteligente, que orienta os ciclistas de forma simples e intuitiva usando uma mistura de sons e luzes.

Vencedores do prémio da ESA. Copyright AZO/A.Valdenebro

Os ciclistas já não precisam preocupar-se em se perder ou distrair em ruas movimentadas ou ter que retirar o seu telefone para orientação durante o ciclismo. Uma rápida olhadela na Blubel no seu guiador indicará a próxima viragem e o caminho ao seu destino.

Campainha vencedora. Copyright Blubel Tech Ltd

Ativada por uma aplicação de navegação por satélite no seu smartphone, a campainha aprende com outros ciclistas e sugere os percursos mais rápidos, fáceis e seguros. Pode também recolher dados sobre as rotas que o ciclista prefere e outros aspectos para melhorar o seu cálculo da rota para o resto da comunidade.

O prémio ESA de €7000 foi apresentado à empresa Blubel pelo Diretor do Gabinete do Programa de Transmissão de Tecnologia da ESA, Frank M. Salzgeber. A empresa irá em breve começar a trabalhar na incubadora de empresas da ESA em Harwell, Reino Unido, para comercializar o dispositivo.

Os vencedores. Copyright AZO/A.Valdenebro

Treze anos de competição

Na competição deste ano deram entrada mais de 400 propostas de ideias de negócio e conceitos técnicos sobre como o sistema de navegação por satélite poderia ser usado para melhorar a vida diária na Terra.

Desde 2004, a competição celebrou mais de 300 vencedores, cerca de 3800 inscrições​ e mais de 10 000 participantes de todo o mundo, tornando-se a rede de inovação líder na navegação por satélite. Como resultado, está agora a desempenhar um papel fundamental na captação de programas Europeus de navegação por satélite.

“Os empresários a jusante e em fase de arranque desempenham um papel importante”, observou Matthias Petschke, Director dos Programas Europeus de Navegação por Satélite da Comissão Europeia.

“São eles que trazem EGNOS e Galileo para a Terra através das aplicações que desenvolvem. Este é o lugar onde a Competição Europeia de Navegação por Satélite desempenha um papel crucial. Já acumulou um histórico de sucessos na promoção da inovação e desenvolvimento de aplicações em navegação por satélite, desde o seu lançamento”.

Organizado pela alemã Anwendungszentrum Oberpfaffenhofen, a ESA tem sido um parceiro chave na competição desde 2005. Os vencedores anteriores do prémio ESA incluem navegação em tempo real, compacta e de precisão centimétrica, que torna mais simples o desenvolvimento de novas aplicações de navegação por satélite, um sistema de monitorização inteligente para reboques e máquinas, um sistema de navegação prático e táctil e um sistema de controlo de poluição da água. Fonte: ESA

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta