Batalha integra projetos de turismo inclusivo e do património da humanidade

0

Em simultâneo com a apresentação pelo Governo do plano para concessionar e recuperar imóveis históricos, o Turismo do Centro apresentou dois projetos que contemplam o Município da Batalha e que visam aumentar o número de turistas na região.

Os programas pretendem promover os locais classificados como Património da Humanidade no Centro e o turismo inclusivo, ou seja, facilitar a deslocação e estadia de turistas com limitações. A primeira rede de turismo acessível em Portugal está a ser testada em oito municípios, sendo eles Alcobaça, Batalha, Caldas da Rainha, Lourinhã, Nazaré, Óbidos, Peniche e Torres Vedras. O grupo alvo são as pessoas que têm dificuldade em fazer turismo devido a limitações físicas, como os cidadãos portadores de deficiência, idosos, grávidas, pessoas que sofrem de nanismo ou gigantismo. O projeto enquadra-se no programa “All for All”, na sequência do qual o Governo lançou duas linhas de financiamento num total de 5 milhões de euros para adaptar os espaços públicos e turísticos a cidadãos com deficiência. O Presidente da Câmara Municipal da Batalha, Paulo Batista Santos, referiu na ocasião “a vontade do Município continuar a assegurar a marca de “Concelho mais acessível”, em projetos âncora como o EcoParque Sensorial da Pia do Urso ou o Museu da Comunidade Concelhia da Batalha, equipamento que recebeu o galardão de Melhor Museu Português de 2012 (atribuído pela APOM), o prémio Kenneth Hudson do Fórum prémio Kenneth Hudson do Fórum Europeu dos Museus, e, mais recentemente, com o prémio Acesso Cultura e a Menção Honrosa do Prémio “Concelho mais acessível” (do Instituto Nacional para a Reabilitação). Já o projeto “Património Mundial da Humanidade do Centro”, que contará com uma dotação superior a 2 milhões de euros, irá ser implementado em duas fases ao longo dos dois próximos anos, e visa aumentar o número de dormidas e a estadia média dos turistas na região, através do património classificado de Alcobaça, Batalha, Tomar e Coimbra. Neste projeto a desenvolver também em parceria com o Turismo do Centro de Portugal, o autarca da Batalha destaca a importância de “qualificar a oferta turística da região e potenciar a promoção e dinamização em rede dos lugares património mundial”. “Para a Batalha, este é um projeto estratégico que irá colocar o Concelho na linha da frente do que melhor de faz ao nível nacional nas componentes turística e de valorização do património cultural”, acrescenta o edil.

Em simultâneo com a apresentação pelo Governo do plano para concessionar e recuperar imóveis históricos, o Turismo do Centro apresentou dois projetos que contemplam o Município da Batalha e que visam aumentar o número de turistas na região. Os programas pretendem promover os locais classificados como Património da Humanidade no Centro e o turismo inclusivo, ou seja, facilitar a deslocação e estadia de turistas com limitações.

A primeira rede de turismo acessível em Portugal está a ser testada em oito municípios, sendo eles Alcobaça, Batalha, Caldas da Rainha, Lourinhã, Nazaré, Óbidos, Peniche e Torres Vedras. O grupo alvo são as pessoas que têm dificuldade em fazer turismo devido a limitações físicas, como os cidadãos portadores de deficiência, idosos, grávidas, pessoas que sofrem de nanismo ou gigantismo. O projeto enquadra-se no programa “All for All”, na sequência do qual o Governo lançou duas linhas de financiamento num total de 5 milhões de euros para adaptar os espaços públicos e turísticos a cidadãos com deficiência.

O Presidente da Câmara Municipal da Batalha, Paulo Batista Santos, referiu na ocasião “a vontade do Município continuar a assegurar a marca de “Concelho mais acessível”, em projetos âncora como o EcoParque Sensorial da Pia do Urso ou o Museu da Comunidade Concelhia da Batalha, equipamento que recebeu o galardão de Melhor Museu Português de 2012 (atribuído pela APOM), o prémio Kenneth Hudson do Fórum prémio Kenneth Hudson do Fórum Europeu dos Museus, e, mais recentemente, com o prémio Acesso Cultura e a Menção Honrosa do Prémio “Concelho mais acessível” (do Instituto Nacional para a Reabilitação).

Já o projeto “Património Mundial da Humanidade do Centro”, que contará com uma dotação superior a 2 milhões de euros, irá ser implementado em duas fases ao longo dos dois próximos anos, e visa aumentar o número de dormidas e a estadia média dos turistas na região, através do património classificado de Alcobaça, Batalha, Tomar e Coimbra.

Neste projeto a desenvolver também em parceria com o Turismo do Centro de Portugal, o autarca da Batalha destaca a importância de “qualificar a oferta turística da região e potenciar a promoção e dinamização em rede dos lugares património mundial”. “Para a Batalha, este é um projeto estratégico que irá colocar o Concelho na linha da frente do que melhor de faz ao nível nacional nas componentes turística e de valorização do património cultural”, acrescenta o edil. Fonte: C.M. da Batalha

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta