15 de Dezembro: Exposição / Um Olhar Real Obra Artística da Rainha D. Maria Pia. Desenho, aguarela e fotografia

0

Inaugura no dia 15 de dezembro, às 18h30, na Galeria de Pintura do Rei D. Luís, no Palácio Nacional da Ajuda, a Exposição Um Olhar Real Obra Artística da Rainha D. Maria Pia. Desenho, aguarela e fotografia

O Palácio Nacional da Ajuda revela ao público, pela primeira vez, a faceta artística da rainha D. Maria Pia, nas vertentes do desenho, aguarela e fotografia.

No seu conjunto, a obra, de uma heterogeneidade evidente, revela simultaneamente aspetos de uma qualidade que pode surpreender. Tendo apreendido, enquanto jovem princesa, os rudimentos do desenho e da aguarela, foi em Portugal, já rainha, que aprimorou a técnica e desenvolveu o sentido estético e artístico, que estendeu mais tarde à fotografia. A feminilidade transmitida em algumas temáticas caminhou, no tempo, a par de uma sensibilidade para a vida que a rodeava e que ela passou à arte, sem perder os ecos das evoluções, dos movimentos inovadores que se sucediam no país e no estrangeiro. Rendida a um naturalismo muito português, não deixou de incorrer por vezes num bucolismo romantizado que a sua vontade determinou. Foi uma rainha artista, amadora e intimista, que desenhou, pintou e fotografou para si e para os que de mais perto com ela conviveram.

Patente ao público até 31 de março.

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta