Ouriço-do-mar: uma iguaria ameaçada?

0

Jornadas Técnicas decorrem a 1 de Abril e destacam projetos de investigação científica e de preservação do ouriço-do-mar.

De 31 de Março a 9 de Abril, a Ericeira recebe a 3ª Edição do Festival do Ouriço-do-mar, uma iguaria ainda desconhecida de muitos, e que por esses dias irá revelar todo o seu sabor e potencial. Mais do que um evento gastronómico, o festival é ainda a oportunidade perfeita para conhecer a fundo esta espécie, o seu habitat, características biológicas e até fatores sociais e ambientais que, atualmente, ameaçam esta criatura marinha.

A proteção da espécie é o mote das Jornadas Técnicas que se realizam na Casa da Cultura Jaime Lobo e Silva, localizada no centro da vila da Ericeira, um conjunto de sessões e palestras a decorrer no dia 1 de Abril e especificamente dedicadas à investigação e projetos relacionados com a preservação do ouriço-do-mar.

As atividades das Jornadas serão dinamizadas por investigadores do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente. Estes irão fazer o ponto da situação sobre a pesca e o cultivo do ouriço-do-mar, bem como as estratégias para levar a cabo a sua exploração económica sem provocar impactos nas populações selvagens. Serão também apresentados os projetos candidatos ao MAR 2020 – Ouriceira Mar – que integra o estudo sobre a ecologia e a exploração de ouriços-do-mar na Ericeira e regiões adjacentes – e o Ouriceira Aqua – que visa criar as bases para o cultivo da espécie na região e em Portugal. A segunda parte, dedicada ao debate sobre Turismo Gastronómico, será centrada em temas como o impacto da enogastronomia no turismo culinário, promoção turística de recursos e produtos endógenos e desenvolvimento económico dos territórios. Aldeias do Xisto, Turismo da Universidade Lusófona, Grupo Vila Galé, entre outros projetos e iniciativas, estarão em destaque nesta conversa e troca de ideias à mesa.

Durante os restantes dias do Festival do Ouriço-do-mar, a Câmara Municipal de Mafra, promotora da iniciativa, propõe ainda acompanhar e participar numa série de experiências gastronómicas nos 24 restaurantes aderentes, em cujas ementas o ouriço-do-mar adquire um especial protagonismo, e sessões de showcookings pedagógicos e degustações, nos sábados dias 1 e 8 abril à tarde, no Mercado Municipal da Ericeira, com a presença de reputados chefs nacionais e internacionais.

Cerimónia de Abertura das Jornadas Técnicas

Presidente da Câmara Municipal de Mafra, Hélder Sousa Silva

1.ª Parte

Abundância, distribuição e exploração do ouriço-do-mar (paracentrotus lividus) na costa alentejana

Orador: Nuno Mamede, Investigador do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, Laboratório de Ciências do Mar, Universidade de Évora.

Avanços e novos desafios para o cultivo do ouriço-do-mar (paracentrotus lividus)

Orador: Susana Ferreira, Investigadora do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente e

Professora adjunta da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (da ESTM) do Instituto Politécnico de Leiria.

Projeto ouriceira mar: ecologia e exploração de ouriços-do-mar (paracentrotus lividus) na ericeira e em regiões adjacentes, transferência de conhecimentos a pescadores, gestão e repovoamento

Orador: José Lino Costa, Investigador do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente,

Coordenador do pólo da Universidade de Lisboa do MARE e Professor Auxiliar da FCUL – Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Projeto ouriceira aqua: aquacultura e acabamento das gónadas do ouriço-do-mar (paracentrotus lividus)

Orador: Ana Pombo, Investigadora do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, Professora adjunta e Coordenadora do Mestrado em Aquacultura da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) do Instituto Politécnico de Leiria.

Algas marinhas na alimentação humana

Orador: Leonel Pereira, Investigador do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente e IMAR,

Coffee break

2.ª Parte

Turismo Gastronómico

Debate sobre o impacto da enogastronomia no turismo gastronómico, promoção turística de recursos e produtos endógenos e desenvolvimento económico dos territórios.

Moderadora:

Alexandra Prado Coelho, Jornalista Jornal Público

Convidados à mesa:

Mafalda Patuleia, Diretora Turismo da Universidade Lusófona

Bruno Ramos, Diretor Marketing das Aldeias do Xisto

Albano Silva, Diretor do Grupo Vila Galé

Encerramento das jornadas técnicas

Partilhe

Acerca do Autor

Deixe Resposta